SC Braga (site)

SC Braga (facebook)

Rampa da Falperra 2012

Depois do regresso em 2011, a Rampa da Falperra 2012, que comemora a sua 33ª edição, está de regresso ao Campeonato Europeu de Montanha nos dias 19 e 20 de Maio, prova que é ainda pontuável para outras competições.
A jornada do Clube Automóvel do Minho vai contar também com os interessados no Campeonato Europeu de Montanha Históricos, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Ibérico de Montanha, Troféu Nacional de Históricos Montanha e Troféu Desafio Único.
Ao nível do “Europeu”, esta será a quarta prova pontuável, depois de França, Áustria e Espanha. O campeão em título, o italiano Simone Faggioli, surge como grande favorito, numa altura em que venceu as três provas até agora disputadas estando por isso no topo da classificação.
Nesta lista de favoritos há outros nomes em destaque, como o caso do italiano Fasto Bormolini, vencedor da prova bracarense o ano passado, o checo Otakar Krámký, ou o italiano Renzo Napione, bem como o checo Benes Milos. Naturalmente que Andrés Vilariño é outra presença a assinalar, ou não estivéssemos a falar do recordista de vitórias na Falperra com cinco triunfos, que este ano trás consigo a sua filha Ângela Vilariño.
Em termos nacionais, esta vai ser a primeira prova do Campeonato de Portugal de Montanha, onde se destaca o nome de Pedro Salvador, ex-campeão, mas também o titular da competição o ano passado, Paulo Ramalho. Saliência ainda para António Nogueira, Joaquim Teixeira, atual campeão da Categoria 1, e Martine Pereira, que venceu o campeonato de clássicos de montanha o ano passado.
No que diz respeito ao campeonato Espanhol, Jose A. Fombona lidera a classificação no Grupo A2, tendo em Jose A. Aznar o seu grande adversário. Noutras categorias, destaque para Raul Borreguero e Manuel Maldonado.
No Desafio Único, que cumpre a sua segunda jornada do ano, há sempre grande incerteza no apontar de favoritos nas três Categorias disputadas, pois este ano há a novidade do Desafio FEUP 3 com os Alfa Romeo 156. Tiago Vilela e Hugo Negrais lideram a categoria FEUP 1, com os Fiat Uno, enquanto Gonçalo Ferreira e Tiago Fernandes estão na frente da FEUP 2, com os Fiat Punto. José Pedro Leite e Serôdio Borges estão na frente do Desafio FEUP 3.